16/11/2017

Prefeituras do Paraná pedirão R$ 270,3 milhões extras para reforçar caixa, no final do ano

A AMP (Associação dos Municípios do Paraná) vai pedir ao Governo Federal um reforço de caixa do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) de R$ 270,3 milhões, neste final do ano. O valor é a parte relativa ao Paraná dos R$ 4 bilhões que lideranças municipalistas de todo o País vão pedir ao presidente Michel Temer na mobilização a ser promovida pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios), em 21 e 22 de novembro, em Brasília.

Veja, AQUI, quanto seu município pode receber, caso o pedido seja atendido.

A iniciativa integra a campanha "Não deixem os Municípios afundarem", lançada no último dia 10, que objetiva reunir prefeitos de todas as regiões do País para denunciar a crise enfrentada pelas 5,5 mil prefeituras brasileiras.

O presidente da AMP, 2º vice-presidente da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e prefeito de Assis Chateubriand, Marcel Micheletto, pediu o apoio dos prefeitos à mobilização. “Estes recursos serão cruciais para garantir que as prefeituras tenham um reforço de caixa para honrar seus compromissos financeiros, que sempre aumentam no final de ano, como o 13º salário dos servidores”, comentou.

Encontro de Contas

Um dos projetos prioritários para as prefeituras é a votação, pelo Congresso Nacional, do veto do presidente Temer ao projeto que garante o Encontro de Contas entre o Governo Federal e as prefeituras na área previdenciária. As lideranças municipalistas defendem a derrubada do veto.

A votação da matéria foi adiada para o mesmo dia da mobilização dos municípios - 22 de novembro. Por esta razão, Micheletto, enviou pedido aos prefeitos do Estado para que pressionem os deputados federais a votar pela derrubada do veto ao Encontro de Contas. Além disso, a AMP e a CNM pedem - entre outras reivindicações - a atualização dos programas federais, a prorrogação do prazo para a destinação adequada dos Resíduos Sólidos.

Assessoria de Comunicação da AMP , com CNM.