06/10/2017

Prefeitos e secretários de saúde reafirmam compromisso em defesa do SUS

As Diretorias da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e do Cosems/PR (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná) reafirmaram, em Curitiba, o seu compromisso com o aperfeiçoamento do SUS (Sistema Único de Saúde). Foi durante a abertura do XXXIII Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná, que começou ontem e termina nesta sexta-feira (dia 6) com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros.

O presidente da Amocentro (Associação dos Municípios do Centro do Paraná) e prefeito de Mato Rico, Marcel Jayre Mendes dos Santos, representou a AMP no encontro. Santos elogiou o trabalho da Secretaria de Saúde e a participação decisiva dos prefeitos e secretários municipais na melhoria da saúde pública.

“Os prefeitos assumem o compromisso de trabalhar, junto com os secretários, pelo fortalecimento do SUS”, disse o prefeito, que representou o presidente da AMP, 2º vice-presidente da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e prefeito de Assis Chateuabriand, Marcel Micheletto.

Parceria

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, reafirmou a parceria entre Governo do Estado e prefeituras na defesa do SUS. “Temos nos prefeitos do Paraná grandes parceiros em defesa da saúde pública, o que garante a melhoria do sistema a cada dia”, comentou.

A presidente do Cosems/PR e secretária da Saúde de Ubiratã, Cristiane Pantaleão, fez um agradecimento à Diretoria da AMP pelo apoio às ações dos secretários de saúde. “Os prefeitos estão trabalhando junto com os secretários. Por isso, é importante nos qualificarmos, como eventos como este, para podermos ajudar os prefeitos a melhorar a saúde pública do Paraná”, comentou.

O XXXIII Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná é promovido pelo Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde) e traz como tema central “O SUS legal: Unificação dos Blocos de Financiamento dos Recursos Federais e a Política Nacional de Atenção Básica”.

Participaram ainda da abertura do encontro o diretor do Departamento de Articulação Interfederativa da Secretaria-Executiva do Ministério da Saúde, Rodrigo Lacerda; o presidente da Femipa (Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná), Flaviano Ventorim; o coordenador técnico do Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), Renê Santos; e o presidente do Conselho Estadual da Saúde, Marcelo Guimarães.