AMPr Notícias

19/06/2017

IBGE lança Censo Agropecuário 2017, em Curitiba; presidente da AMP, Marcel Micheletto, pede apoio dos prefeitos ao levantamento

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) lançou hoje, em Curitiba, o Censo Agropecuário 2017, que começa em 1º de outubro de 2017 e termina em 28 de fevereiro de 2018. No Paraná, o levantamento será feito por 1,8 mil recenseadores, em 372 mil estabelecimentos agropecuários; no Brasil, serão 26 mil recenseadores em 5 milhões de propriedades rurais. O levantamento tem orçamento de R$ 770 milhões, em todo o País.

Parceira do IBGE, a AMP (Associação dos Municípios do Paraná) pede o apoio dos prefeitos do Estado ao censo. “Estaremos sempre ao lado do IBGE para trazer a excelência dos dados, o que nos permitirá projetar o agronegócio do Paraná, que é pujante e um exemplo para o Brasil”, avalia o presidente da AMP, 2º vice-presidente da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e prefeito de Assis Chateubriand, Marcel Micheletto.

Para o presidente do IBGE, Roberto Luís Olinto Ramos, o apoio dos municípios será crucial para garantir o sucesso do censo, que vai apurar dados como as culturas agrícolas do Estado; número dos rebanhos; uso de tecnologias, adubação e agrotóxicos. O último censo havia sido feito em 2007. De acordo com Ramos, os questionários poderão ser respondidos em 45 minutos. Os técnicos usarão um GPS para se guiar nas regiões a serem pesquisadas e um aplicativo, que possibilitará o envio dos dados simultaneamente. O chefe da unidade regional do IBGE, Sinval dos Santos, fez um agradecimento à AMP pelo apoio. “O apoio da AMP e dos prefeitos do Paraná será fundamental para garantir o sucesso do Censo Agropecuário”, comentou.

Destaque nacional

A governadora em exercício, Cida Borghetti, disse que o trabalho será crucial para mensurar o tamanho e a qualidade do setor agropecuário estadual. “Se o Paraná se destaca a nível nacional, deve isso ao setor agrícola”, comentou, ao lado do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, que lembrou que, nos últimos dez anos, o setor agropecuário brasileiro cresceu 80% - o equivalente, no caso do Paraná, a 13 milhões de toneladas de grãos e a um aumento de receita de R$ 19 bilhões para aproximadamente R$ 70 bilhões/ano.

Participaram ainda do lançamento do Censo Agropecuário 2017 o secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara; o presidente da Comissão de  Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, deputado Sérgio Souza; o presidente da Faep (Federação da Agricultura do Paraná), Ágide Meneguette; o presidente da Fetaep (Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Paraná), ; e o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Claudio Romanelli.